data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo pessoal
Maria Lúcia da Costa Scherer, 69 anos, nasceu e passou sua vida em São Pedro do Sul ao lado do irmão Cineide Souza da Costa, 65. A professora completou 41 anos de casamento com o funcionário público, Sadi Scherer, 73 anos, com quem teve uma filha, a jornalista Andressa da Costa Scherer, 30.
Evangélica, foi uma mulher de muita fé, dedicando boa parte do tempo a estudar a palavra de Deus e participar dos cultos. Depois de se aposentar como professora do município, durante alguns anos atuou no Departamento Infantil da igreja, podendo retomar uma de suas paixões, que era trabalhar com crianças. Também foi coordenadora da Escola Bíblica Dominical.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo pessoal
Andressa conta que a mãe também se dedicava ao artesanato, confeccionando enxovais para bebê e diversas outras peças, principalmente em crochê e tricot.
- Muito criativa, sempre estava em busca de novidades em artesanato. Participava da Casa do Artesão em São Pedro do Sul, onde comercializava seus trabalhos. Participou de diversas Feiras realizadas anualmente na cidade, onde também fazia novas amizades - conta a filha.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo pessoal
O marido sente a falta da esposa, mas conta que a fé e a coragem de Maria Lúcia eram grandes, e isso o conforta.
- Ela sempre foi muito forte, não se deixando abater pelos desafios da vida. A fé dela em Deus, a alegria de viver e o desejo de ajudar e acolher as pessoas foi algo marcante - lembra Sadi.
Luiza Müller conheceu a artesã quando encomendou o enxoval para o filho recém-nascido. Na época, firmaram uma bonita amizade. Ela conta:
- A Maria Lúcia era uma pessoa muito sensível, me ajudou a confeccionar as roupinhas do meu filho e depois disso, eu visitava ela na Casa do Artesão pra conferir seus novos trabalhos. Mesmo morando em cidades diferentes, mantivemos contato pelas redes sociais.
Maria Lúcia Scherer faleceu no dia 28 de dezembro de 2019, vítima de um AVC. Foi sepultada no dia seguinte no Cemitério Municipal de São Pedro do Sul.